sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Livro: Gente Cansada de Igreja (Cansado da Igreja)



Muitas vezes, na igreja sobram línguas para críticas destrutivas, e faltam braços para a ação.
Qualquer que seja a necessidade da igreja, quando alguém resolve ajudar nas suas atividades, haverá aqueles que dirão que fariam diferente, os mesmos nunca se apresentaram para fazer nada. Os que estiverem trabalhando terão de ter muita convicção para não permitir que seu dom seja apagado. Em casos como esse, precisa-se de pessoas que se alistem no grupo, que usem seus braços para trabalhar, nunca a língua para destruir.

Por vezes, na igreja sobram dedos para apontar os erros dos outros e faltam ombros para sustentar os que querem ficar firmes.

A tendência humana de competir também se propaga na igreja, de modo que o fracasso de um é discretamente comemorado. Quando se confirmam as direções dos nossos dedos, em lugar de chorar, preferimos dizer: "não falei?".
A queda é uma possibilidade na vida do crente. Mas é triste saber que há pessoas que têm de trocar de igreja para recomeçar a vida. Deus já as perdoou, mas, muitas vezes, nós não perdoamos.

Não raramente, na igreja sobram olhos para ver as brechas e falta disposição para tapar uma só delas.

Em outras palavras, por vezes, na igreja sobram pernas ligeiras para escorregar dos compromissos e falta vigor para se pôr a caminho. Somos capazes de fazer diagnósticos precisos identificando os problemas da igreja. No entanto, nós nos esquecemos de que, quando não nos empenhamos em solucioná-los, nós é que somos os problemas.
Precisamos de fiéis que se disponham a se pôr na brecha para serem usados por Deus e reparar a iniquidade(Ezequiel 22:30).
Por vezes, na igreja sobra cérebro para discutir temas irrelevantes e falta inteligência e criatividade para encontrar soluções novas para um tempo novo que tem as carências de sempre.

Como perdemos tempo com coisas sem importância!
Enfim, em alguns momentos, na igreja sobram palavras, palavras de compreensão e entendimento, e faltam ações, ações de compreensão e entendimento.

Jesus recomenda( Mateus 18:15) que, quando tivermos alguma informação sobre um irmão, devemos ir a ele, para saber o que está acontecendo e ajudá-lo se possível. No entanto, achamos que a maneira de ajudar um irmão é espalhar a informação que temos dele a um amigo mais íntimo, que a divulga a outro irmão mais íntimo, que pede oração a um grupo íntimo. Quando o irmão-vítima fica sabendo, ele esclaresce que não é nada daquilo, mas já não é mais possível recolher as penas lançadas do alto da montanha.
Esse irmão, certamente, será um que terá de lutar muito com Deus para que seu dom não seja apagado por um cristianismo teórico demais em intensões boas e prático demais em realizações más.
Por isso, e por outros fatores, há muita gente cansada de igreja, gente que logo ficará cansada de Deus, gente que logo se afastará de Deus e, em muitos casos, irremediavelmente.
Há gente cansada porque fez muito e acabou sufocada pela incompreensão e pela crítica. Há gente cansada por não ter feito nada. Há gente que se cansou de sua própria acomodação. Há gente cansada de esperar atitudes coerentes."

NOTA: Esse livro eu comprei em uma de minhas viagens e acho que se o tivesse em mãos antes já teria evitado inúmeros problemas que surgiam, sem falar de muitos não os teria causados. A minha intenção não é que ao lermos esse texto ficamos torcendo o nariz para a realidade da igreja (como um todo) e acharmos que não é um bom lugar de se estar. Certa vez um amigo citou a seguinte frase: " a igreja é como a arca de Nóe: as vezes é suja, cheio de bicho estranho mas em dias de tempestade é o melhor lugar pra se estar.
De fato não me arrependo de estar na igreja, o que lamento por mim mesmo é as vezes deixar de ser Igreja pra muitos e esperando que alguém seja Igreja para mim, quando devemos ser a Igreja pra Cristo! 

"Porque Dele e por Ele, e para Elesão todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém." (ROMANOS 11:36)

1 comentários:

Anônimo disse...

Grandes verdades...
Já errei muito nos aspectos aqui abordados e tenho pedido a Deus para me ajudar a ser um cristão melhor a cada dia.
Não quero nunca estar "cansado", sei que muitas situações acabam nos desgastando, mas tenho que prosseguir pois como diz o versículo postado, é para ELE não para nós e tenho a certeza em meu coração que Ele quer nos usar ainda mais...
Que Jesus faça de nós a "igreja" que Ele espera que sejamos.

Aquele abraço.

Jr.

Postar um comentário